Obras do SineBahia e Shopping Popular de Itabuna são vistoriadas
As obras de reforma do imóvel do SineBahia, na Avenida Inácio Tosta Filho, e de construção do Shopping Popular, na Praça João Pessoa, que vai abrigar vendedores ambulantes, Centro de Itabuna, foram visitadas na manhã desta segunda-feira pelo secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins. A vistoria se deu na companhia dos engenheiros Evino Binor e Claúdio Souza, responsável pela execução das obras dos dois equipamentos públicos que vão mudar a realidade de muitos itabunenses.
No SineBahia, a população poderá contar atendimento de uma equipe multidisciplinar integrada por consultores, psicólogos e assistentes sociais, dentre outros, para cadastramento de profissionais no banco de dados e de empresas, que colocam suas vagas sob a administração do SineBahia e recebem, após pré-seleção, os profissionais mais adequados ao perfil exigido para a vaga. No local 10 salas estão sendo preparadas para atendimento ao trabalhador.
“A previsão é de que estaremos funcionando regulamente até a segunda quinzena de setembro”, afirma o secretário. “A capacitação para os atendentes de nível médio será realizada em Itabuna, enquanto para os de nível superior será realizada em Salvador por uma equipe da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Serão 15 dias de treinamento”, explica José Humberto Martins
Segundo o engenheiro Evino Binow Neto para a conclusão da reforma do imóvel do SineBahia faltam à instalação das divisórias de vidro e gesso, da parte elétrica e ar-condicionado. “A obra está dentro do cronograma”, explica.
Com o canteiro de obras já montado e tapumes isolando o local, a construção do Shopping Popular teve início com o fim da sondagem do terreno realizado pela equipe do engenheiro Francisco França, que emitiu parecer técnico. De acordo com os engenheiros, a sondagem permitirá a construção de fundação segura, já que toda a estrutura do local terá montagem metálica. “As escavações de fundações serão iniciadas após a chegada do proejo executivo. O material utilizado na obra é um dos mais modernos”, explica o engenheiro Claúdio Souza.
O Shopping Popular contará com 140 boxes, um complexo de seis conjuntos sanitários, praça de alimentação, lojas e um miniauditório, com capacidade para 100 lugares. Todo o projeto atende as exigências da lei de acessibilidade para deficientes.
O empreendimento tem prazo para de 6 meses para sua conclusão e promete mudar a realidade de muitos pequenos comerciantes que, além de ter local único para atender sua clientela, passarão à condição de microempreendedores individuais formalizados, aptos a receber capacitação, cursos e oficinas do Sebrae e Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde.
O secretário José Humberto Martins informa que durante a realização das obras de construção do Shopping Popular vendedores ambulantes já cadastrados participarão de cursos de qualificação. “Nossa meta é disponibilizar para a categoria melhores condições de trabalho, trazendo para eles não só uma melhor estrutura de trabalho com também mais qualificação profissional” conclui titular da Indústria, Comércio e Turismo.